segunda-feira, 4 de maio de 2009

Organizando o casamento: como montar um orçamento


O tão sonhado dia, como todos sabemos exige muito preparo, e conseguir adaptar sonhos ao mundo real nunca será uma tarefa fácil.No mundo real temos limitadores, espaços que não comportam todos os convidados que gostaríamos disponibilidade de datas, chuva, engarrafamento e o tão importante e especialmente odiado orçamento.
Este post não é sobre como fazer um casamento barato é sobre organização e como minimizar o estresse. Não importa se o seu orçamento é de 10 ou 100 mil reais, conseguir se manter nele é o grande desafio. Desafio que uma vez vencido ira evitar discussão e desgaste desnecessários antes do grande dia.
Como o papel do para casar é te ajudar a chegar ao pé do altar linda, sem olheiras, com todos o seus cabelos na cabeça e de preferência com um extra no bolso.
Para definir o orçamento é muito importante que este seja realista, bem embasado, muito detalhado e que se separe um extra para imprevistos.

Quem paga o que:

Tradicionalmente a família da noiva costumava pagar a festa, hoje em dia as duas famílias podem ajudar ou muitas vezes o casal é que paga a conta. Quando você pode contar com a ajuda da família o ideal é definir desde o começo como será feita a distribuição das despesas.
Pessoalmente acho uma grosseria pedir abertamente para alguém pagar alguma coisa, se a ajuda for oferecida, então converse com quem ofereceu e defina um valor específico em reais, é mais arriscado combinar que fulano vai dar o vestido de noiva por exemplo, afinal ai entram expectativas, vai que o seu vestido de sonho custa R$30 mil e a sua tia avó que prometeu o vestido estava esperando pagar R$ 5 mil?Assim você já parte de uma quantia pré definida e fica mais fácil organizar as coisas, já sabe quanto tem disponível e quanto vai sair do seu bolso.

De quanto você realmente precisa?

Para saber de quanto você precisa, antes é preciso saber que você quer. Existem inúmeros modelos de orçamento espalhados ai pela internet, mas nenhum deles nunca vai servir exatamente para você. Minha sugestão é, numa tarde sente-se com o seu amado, e juntos comecem a pensar em tudo que vocês acreditam que o casamento de vocês tem que ter, não se reprimam, listem tudo que vier a cabeça, sem critério apenas coloquem no papel, é interessante listar até a lua de mel.
Muito bem, a sua lista vai da flor na lapela do noivo até os copos. Hora de organizar, separe de tudo que você listou o, que é recepção, o que é cerimônia, o que normalmente deveria ser fornecido pelo Buffet, o que é decoração etc...
Depois atribua uma estimativa de valor para cada uma das categorias. Por exemplo:

RECEPÇÃO: R$ 100.000
Buffet: R$ 50.000
Jantar e serviço, bebidas, louça...

Decoração: R$ 40.000
Cadeiras, iluminação, flores..
...

Sempre é bom separar uns 2% do orçamento para “Just in case”. Esse também é um bom momento para alinhar as suas expectativas e as do noivo. Agora vocês sabem o que cada um espera no casamento e quanto acha que isso custa.
O próximo passo é a verificação dos números, a melhor forma é a cotação, cote quantos fornecedores você achar necessário, veja quanto realmente custa cada item o que cada um realmente oferece, converse com suas amigas, veja quanto elas gastaram com imprevistos e então você terá um orçamento palpável.

Reduzindo:

Pronto você já sabe o que quer, e quanto custa, provavelmente descobriu de custa mais do que você gostaria, muito bem onde dá para cortar gordura sem tirar a mágica do momento:
  • 1º decidam o que é mais importante, escolham duas ou três coisas de suma importância, fundamentais que poderiam destruir tudo para vocês se não saíssem exatamente como vocês sempre sonharam. Sim plural, a escolha deve ser do casal.
  • Escolheram, muito bem, agora corte os detalhes caros e desimportantes, verifique, quais são os item da sua lista que são dispensáveis, por exemplo, cadeiras, não que elas sejam dispensáveis, mas muitas noivas normalmente não estão satisfeitas com as cadeiras oferecidas pelo salão de festas e alugam outras isso pode sair caro.
  • Corte os efeitos especiais, por mais que o responsável pela iluminação diga o contrário você NÃO precisa de uma nuvem de fumaça e raios laser na hora da valsa, fica até cafona. A iluminação complementa o ambiente não deve ser a principal atração.
  • A menos que seja o seu sonho de infância, ou seu noivo seja aficionado por carros, o carro que você vai chegar não faz tanta diferença, então busque um que atenda as suas expectativas, não quebre no meio do caminho e você vai chegar do mesmo jeito.
  • Simplifique o cardápio, a comida tem que ser saborosa, atender paladares diversos, farta e deve fazer os convidados se sentirem bem vindos. Não precisa apelar para o filé ao molho madeira com sorvete e banana caramelada de sobremesa, mas se estamos reduzindo o foie gras e os blinis com caviar podem ficar para outra oportunidade.
  • Flores, já falamos delas, guarde as tulipas, orquídeas e gardênias para arranjos especiais como seu bouquet ou um ou outro arranjo maior de destaque, nos demais use flores da época e abuse das flores mais baratas, cravos, crisântemos, margaridas e etc.
  • O bolo, se é fundamental para você peça um bolo pequeno do jeito que você sempre sonhou e na cozinha tenha camadas do mesmo bolo prontas para serem cortadas e servidas aos convidados. Outra opção é escolher um bolo bonito, porem mais simples, que poderá ser confeccionado pelo próprio Buffet, muitos fazem isso sem perder no sabor ou beleza.
  • Case em um restaurante, fazer a recepção num restaurante ou em um espaço com uma boa estrutura que já seja naturalmente bonito e ofereça um bom Buffet próprio pode significar uma grande economia em diversos aspectos.

A lista de convidados

Merece muita atenção, o número de pessoas define tudo na sua festa, do espaço ao que você vai servir, não é simplesmente uma medida de economia, a festa existe para dividir a sua alegria com pessoas especiais que fizeram parte da sua vida. Para que todos aquele que você ama possam desejar toda a sorte do mundo na sua empreitada, então nada faz mais sentido que gastar algum tempo tendo certeza que todos que você esta convidando são pessoas com quem você realmente gostaria de dividir sua alegria.
Ok, lista feita e você tem um milhão e meio de convidados! Não dá! Então, para reduzir discussão o ideal é criar um sistema de regras de corte que vale para a noiva, noivo, pais, avós e todos que quiserem dar palpite na lista ou incluir convidados.
Nº1: Se vocês (Noivo e Noiva) nunca falaram, conheceram ou ouviram falar de um convidado específico ele será cortado. Certamente a noiva já conheceu todos os amigos e parentes realmente próximos e relevantes do noivo e vice versa, portanto nenhum convidado deve estranho nem ao noivo nem à noiva.
Nº2: Qualquer um que não conseguirá ficar acordado e aproveitar a festa depois das 21h será cortado. Crianças muito novas não vão aproveitar a festa e vão acabar impedindo que os pais aproveitem, então por mais cruel que possa parecer deveriam ficar em casa.
Nº3: Respectivos “rolos”, “ficantes”, “amigos e amigas”, acompanhantes e etc.. Sempre serão um problema, claro que seu amigo adoraria levar a gatinha do escritório no seu casamento e claro que todos adorariam ir a uma festa maravilhosa de graça, mas simplesmente não faz sentido. Então quando seus amigos ligarem perguntando se podem levar um “plus one” uma regra simples é: alguém merece o convite se trata-se de um namorado ou namorada, noivo ou noiva ou cônjuge, no caso de namorados e namoradas vale mais uma ressalva, é importante que se aplique a regra nº1, se você nunca viu ou ouviu falar da tal namorada ou namorado ele não faz sentido na festa.Conjuges devem sempre ser convidados, casais que moram juntos entram nessa regra.

Muito bem, agora você já tem o seu orçamento o próximo passo são dicas para se manter nele.

PS : Se vocês são um casal super prevenido e você esta lendo isso mas ainda falta muito para o casório. Pode montar o orçamento ver quanto vai precisar e já investir uma parte do dinheiro agora, assim sofrera menos quando chegar a hora de realmente começar a colocar a mão no bolso.

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