terça-feira, 5 de maio de 2009

Organizando o casamento: Como se manter no orçamento!


Agora que você tem um orçamento realista definido é preciso garantir que você não irá se perder na loucura de preparar tudo e descobrir que gastou 4 vezes o que esperava. Não queremos que você passe os meses de preparativos discutindo com o seu amado sobre a importância de se gastar 2 vezes mais que o previsto em flores porque você amou as rosas colombianas. O que é mais importante: rosas colombianas ou que vocês dois aproveitem os preparativos e tenham uma lembrança positiva de tudo isso daqui alguns anos?
Pois bem, para garantir a noivinha livre de olheiras e o olhar carinhoso do noivo quando você entrar.

Como se manter no orçamento:

Primeiro passo: Monte um sistema
Existem inúmeras planilhas organizadoras de orçamento especialmente desenvolvidas para as noivinhas disponíveis na internet, e estas são sem dúvida uma opção. Entretanto nada é mais eficiente que manter a sua própria planilha, isso mesmo, pode ser no Excel ou um caderninho, o importante é registrar tudo, sempre, e fazer uma análise crítica dos seus gastos de tempos em tempos. Sugiro semanalmente, para ter certeza que não andou extrapolando.
Outra coisa importante é ter em mente os seus limites, se quiser ande com uma cópia do seu orçamento na bolsa, e em todas as suas negociações nunca feche nenhum contrato mais alto que o previsto no orçamento.

Segundo Passo: Explore os custos ocultos e extras
Saber realmente TODOS os seus custos vai garantir que você não estoure o orçamento no final.
Evite decorações muito complicadas, ou cheias de forração e construções, você também terá que pagar aluguel pelo tempo que ficar preparando o espaço onde será realizada a festa.
Evite convidados imprevistos: Eles existirão provavelmente. Uma alternativa para tentar minimizá-los é enviar os convites com antecedência solicitando confirmação, disponibilizar a confirmação via internet também ajuda a encorajar as confirmações. Para minimizar “bicões” envie convites individuais para a recepção. Quer mais garantias? Lista de convidados na porta além dos convites individuais.

Terceiro Passo: Não se esqueça das pequenas despesas
Não se esqueça das quebras, impostos, gastos com envio de convites etc...
Tenha certeza de deixar claro o que você quer:
Peça o máximo de detalhes aos seus fornecedores, experimente tudo que você puder experimentar, veja quantos arranjos você puder, discuta exaustivamente o seu vestido enquanto ele ainda for um croqui. Mas uma vez definido o que você quer, não faça mais mudanças. Normalmente serão mudanças intempestivas, sem uma avaliação mais racional que certamente incorreraão em novos custos. Cuidado!

Quarto Passo: Prevendo imprevistos
Deixe um espaço no seu orçamento para imprevistos, eles existem e sempre acontecem. Alguns dos mais comuns:
Perceber no último minuto que um determinado espaço do salão precisará ser decorado. Por que tem uma mancha no chão ou na parede por exemplo.
Despesas relacionadas ao clima: na última semana chega uma frente fria e a previsão é de chuva incessante ou muito frio; deixe uma reserva para cobrir uma entrada que originalmente seria aberta, ou para alugar aquecedores para o interior da sua linda tenda ao ar livre.Sua sobrinha decidiu dar um beijo de batom no lindo vestido branco (de noiva) que estava pendurado no quarto da titia.
Você teve muito mais confirmações que o esperado. O salto do sapato quebrou. O brinco herança de família que você usaria está solto. Enfim

Quinto Passo: Seja esperta!

Coloque todo o dinheiro do casamento em uma conta separada, assim você pode acompanhar a movimentação mais facilmente.
1 - escolha um drink tema para o seu casamento e reduza as opções do bar, ou sirva apenas vinho, whisky e seu drink.
2 – Limite as opções, nunca, jamais, sob hipótese alguma limite a quantidade, mas você pode reduzir as opções, escolher pratos que agradem mais facilmente, assim as pessoas não precisarão experimentar tanto, e isso reduz o desperdício. A regra também vale para vinhos.
3 - eventos em horários alternativos são normalmente mais em conta, os espaços são mais em conta e as pessoas tendem a consumir menos álcool em eventos diurnos, algumas opções são: Cafés da manhã, Brunches, chás da tarde e almoços. Outra opção é fazer um evento informal, no fim da tarde, por exemplo, e servir um coquetel sem jantar ou apenas finger food.
4- registre-se em sites das grandes distribuidoras de vinho, quando estas entrarem em promoção, compre grandes volumes do vinho que você quer para o seu casamento.
5 – escolha um cardápio com ingredientes locais e da época, isso barateia e deixa tudo naturalmente mais saboroso.
6 – o serviço à francesa normalmente é mais caro que o serviço à americana e deixa o evento mais formal.
7 – quando servir um jantar tradicional sirva uma sobremesa além do bolo e docinhos, assim você pode reduzir a quantidade de bolo e docinhos.
8 – bolo com champagne é o tipo de recepção mais em conta, pode ser enriquecida servindo-se chocolates além do bolo ou queijos e diferentes tipos de vinho. Outra opção é um pouco de musica ao vivo, como um violinista. (PS : Bolo com champagne é o nome do tipo de evento uma recepção informal onde apenas se serve o bolo e bebidas, no máximo um coquetel simples, não precisa seguir ao pé da letra e servir realmente champagne, isso certamente elevaria o custo.)
9 – substitua o champagne por um bom espumante, existem ótimas opções nacionais e sul-americanas.
10 – use flores nacionais e de época, abuse dos enfeites e arranjos não florais, velas são uma ótima opção.
11- vasos transparentes com flores flutuando ou arranjos centrais com espelhos podem decorar de forma econômica as mesas. Frutas também podem ser uma opção.
12 – Arranjo/ lembrança, vasinhos de flores ou caixinhas de bem casado decoradas também são uma opção para decorar as mesas.
13- quanto menos formal for a recepção mais você pode abusar de opções não usuais e divertidas de decoração que economizam sem parecer um casamento “barato”.
14 – se a idéia é casar em um refúgio turístico ou hotel, fuja dos feriados.
15 – case durante a semana, se não tiver jeito escolha uma sexta ou domingo, os custos caem consideravelmente.
16 – quanto mais enxuta a sua lista, mais você poderá fazer pelos seus convidados gastando menos.
17 – negocie incessantemente com seus fornecedores, tire os excessos, sempre! Mas não abra mão de bons fornecedores confiáveis, você não quer surpresas.
18 – DJs são sempre muito mais em conta que bandas, e nem sempre são uma opção ruim, economizam espaço e tocam de tudo!
19 – doe suas flores após a cerimônia para um hospital, nos EUA isso dá desconto no imposto, não sei aqui no Brasil, mas de qualquer forma é lindo e mostra responsabilidade do novo casal.

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