domingo, 3 de maio de 2009

Vinhos: O Gewurztraminer



O vinho e a humanidade confundem-se em vários pontos de suas existências. Falar da história humana sem falar de uma taça de vinho é como falar dos peixes sem falar do mar.

A nossa sociedade tem utilizado o vinho como instrumento de socialização e de celebração em momentos importantes de sua história, como nascimentos, conquistas militares, datas religiosas sagradas, batizados e, é claro, casamentos.

Tão importante é o papel do vinho num casamento que, diz a lenda, a família real britânica quase adiou o casamento entre o príncipe Charles e a Lady Diana quando, ao solicitar 4 caixas de Romanée-Conti ao encarregado da vinícola, seu pedido foi recusado, visto que seria simplesmente impossível juntar 4 caixas de um vinho tão raro, mesmo para o casamento do futuro rei da Grã-Bretanha.

Hoje está muito na moda uma concepção na qual eu acredito bastante, onde o vinho e a comida complementam-se, potencializando uma experiência, aparentemente comum, em uma profusão de sabores e aromas perfeitamente harmonizados. No entanto, não é disso que eu pretendo falar hoje. No post de hoje, eu gostaria de propor o vinho como vedete dessa sublime celebração ao amor que é o casamento. Afinal, se a Lady Di não teve o vinho que queria para o seu casamento, é claro que nós não vamos deixar você passar pelo menos perrengue, não é mesmo?

A meu ver, uma maneira simples e descomplicada de encantar os convidados na recepção do casamento é servir um vinho leve, de aromas florais, que harmonize com os aromas das flores utilizadas nos arranjos das decorações do ambiente.
Para tal, uma das minhas escolhas prediletas é um bom exemplar da varietal Gewurztraminer. Essa uva produz um vinho de grande intensidade aromática que extravasa no copo, demonstrando fortes aromas florais, comumente de rosas, além de um toque de frutado que se traduz em um aroma complementar de lichia. Perfeito para complementar uma celebração leve, ao ar livre, fresca, diurna ou ao entardecer.

A melhor expressão desse tipo de vinho com certeza encontra-se na Alsácia, França, onde o clima frio produz um vinho de grande qualidade, mas também de altos preços. Para os orçamentos que não permitirem exemplares Alsacianos, a boa notícia é que nossos quase vizinhos chilenos já estão produzindo vinhos de ótima qualidade com essa uva e de preço bastante honesto para qualquer bolso.

Imaginemos agora um bom exemplar de Gewurztraminer na sua taça, exalando um sedutor aroma de rosas que irá se misturar ao aroma proveniente dos arranjos de rosas presentes na decoração ao seu redor. Não é uma maneira agradabilíssima de celebrar um momento tão bonito?

Faça um teste, e leve um Gewurztraminer com um buquê de rosas para casa!
Gewürztraminer Reserve 2006 (Dopff au Moulin): http://www.mistral.com.br/product.aspx?idproduct=17792

Nenhum comentário:

Postar um comentário