quarta-feira, 20 de maio de 2009

Casamento Brunch

Casamento temático: ""Breakfast at Tiffany's"

Diferentes versões de casamentos formais com Brunch
Comidinhas de brunch
Comidinhas de brunch

Muito bem, o tema vencedor da nossa enquete foi: “Qual o melhor tipo de cerimônia para cada horário” Vou apresentar o tema em diversos posts, começando pelos casamentos matutinos com a recepção do tipo “Brunch”.

O que é o “Brunch”? È uma refeição que mistura um café da manhã reforçado com um almoço leve, tradicionalmente servido aos domingos, muito comum nos EUA (tente almoçar e não comer um “Brunch” em um restaurante descolado em Manhattan num domingo “I dare you!”) já foi adotada e abrasileirada.

Estou falando de “Brunch” e não de café da manhã por dois motivos simples, horário e bebidas alcoólicas, por mais que você se case de manhã considerando a duração da cerimônia, fotos e a duração da festa em si é quase natural que as comemorações adentrem o horário do almoço.

Uma recepção “Brunch” normalmente acontece entre 11 a.m e 2 p.m, se você faz questão do “ar matinal” o mais cedo a se considerar é começar o evento as 9 a.m, primeiro por piedade para com os convidados - por mais que as pessoas te adorem é maldade fazer suas convidadas acordarem as 6 a.m em pleno fim de semana para preparar cabelo e make-up - De acordo com a banqueteira Rosematy Howe o estomago dos convidados ainda não estará preparado para lidar com comidas mais pesada e bebidas alcoólicas a essa hora. A profissional explica ainda que o ideal é começar com pratos mais leves, servir frutas, bolachinhas e sucos antes dos pratos principais.

O “bruch” pode ser formal ou muito festivo tudo depende do que você quer no seu casamento, se a opção for uma festa mais formal o serviço por ser a francesa, ou seja, todos os convidados sentados recebem os pratos já montados. O problema desse tipo de serviço é que tira um pouco da movimentação natural da festa. Outras duas opções são o serviço a americana, uma grande mesa com diversas opções onde os convidados se servem e finalmente a minha preferida o estilo coquetel.

No “brunch” estilo coquetel os garçons passam opções quentes e frias em porções individuais para os convidados, não necessariamente salgadinhos, é aqui que entra a deliciosa “finger food” para servir pequenos pratos que dispensam utensílios de mesa. O coquetel pode ser acompanhado de uma mesa de saladas e pães, por exemplo, para complementar o serviço. O “Brunch” abre um leque de opções charmosas e inusitadas para o cardápio, aproveite-as. Brinque com o comfort food x finger food, torradinhas com ovos mexidos, rabanadas, saladas, vegetais, tortinhas de frutas e verduras, quiches, massinhas leves em porções individuais, enfim....

Nas duas últimas opções não a necessidade de um assento para cada convidado, as pessoas podem se movimentar mais e comer em pé ou usando sofás de apoio. O importante é ter o cuidado de servir opções que dispensem a faca. As bebidas são um ponto de atenção, nesse tipo de festa de bastante atenção às bebidas não alcoólicas, aposte em coquetéis leves, frescos e a base de vinho e espumantes, como bellinis, mimosas ou mesmo sangrias, sirva vinhos leves e evite oferecer bebidas mais fortes como destilados.

A festa realizada pela manhã será naturalmente uma festa um pouco mais tranqüila que a festa noturna, entretanto não menos agradável. As pessoas provavelmente beberam menos e não ficaram tão longas horas, entretanto é uma festa mais intimista onde se conversa mais. O ambiente ideal para esse tipo de recepção é um salão com jardins ou a casa da família. Esse tipo de recepção tende a ser mais em conta que o tradicional baile, dada a natureza do evento, duração, o tipo de comida servida e as bebidas. Salões e fornecedores também costumam oferecer preços especiais para horários alternativos.Entretanto cuidado com os custos de decoração que podem subir consideravelmente se o evento incluir a construção de tendas ou muita infra-estrutura.

O mais importante! Não importa se seu casamento será alternativo, formal, informal, ecologicamente correto ou o que você quiser o que importa é que seja coerente. Se quer um brunch de casamento informal libere os homens da gravata, se faz questão da formalidade tenha certeza que suas convidadas de longos e saltos altos estaram acomodadas de acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário